Seis associações feministas reivindicam ao governo dos Países Baixos a intensificação de ações de apoio à igualdade de gênero e aos direitos das mulheres


À medida que os(as) defensores(as) dos direitos das mulheres enfrentam redução de espaço cívico, o aumento da violência de gênero em meio à pandemia, e ambientes cada vez mais misóginos e militarizados, agentes governamentais de países como os Países Baixos precisam, com urgência, fortalecer seu papel de liderança nas ações por igualdade de gênero e pelos direitos das mulheres.

É por isso que a Global Alliance for Green and Gender Action (GAGGA), juntamente com outras cinco associações feministas financiadas pelo governo dos Países Baixos, está convocando Liesje Schreinemacher, a nova Ministra do Comércio Exterior e Cooperação para o Desenvolvimento do país, para prestar um apoio mais significativo como aliada de organizações pelos direitos das mulheres do Sul Global. Em uma carta assinada por Count Me In!, GAGGA, Love AllianceOur Voices, Our FuturesPower Up! e Women Gaining Ground, as associações apresentaram recomendações para uma nova política do Ministério do Comércio Exterior e Cooperação para o Desenvolvimento do governo dos Países Baixos. A GAGGA também enviou contribuições para a elaboração dessas políticas de forma independente por meio da consulta consulta online do ministério.

O governo dos Países Baixos já deu um grande passo recentemente, no dia 13 de maio, ao se comprometer com uma política externa feminista.   Acreditamos que a implementação dessas políticas públicas é fundamental para uma maior coerência política e um compromisso mais expressivo em relação à igualdade de gênero. A GAGGA espera participar de consultas significativas sobre o desenvolvimento dessas propostas.

No entanto, há muito trabalho a ser feito. Apelamos à ministra para avançar nas políticas públicas e desenvolver o trabalho imprescindível do governo dos Países Baixos, levando em conta o seguinte:

  • Garantir que as questões acerca da igualdade de gênero e dos direitos das mulheres sejam tratadas como um tema independente e aplicadas como uma dimensão transversal em todas as áreas políticas, em todos os níveis.
  • Manter os investimentos em ações por igualdade de gênero por princípio e como objetivo financiado.
  • Envolver ativamente organizações e associações localizadas no Sul Global em todos os processos de formulação de políticas.
  • Atuar como um doador mais ativo e envolver consistentemente as comunidades nas decisões de financiamento e investimento que as afetam.
  •  Buscar coerência política para atingir o desenvolvimento sustentável.

Leia as recomendações completas aqui e a consulta online da GAGGA aqui.


Related Post

Las mujeres somos agua: llamado a la acción para apoyar y financiar una acción climática con justicia de género

La acción y las soluciones climáticas con justicia de género necesitan urgentemente su apoyo Las mujeres, niñas, personas trans, intersexuales…

See more

#LasMujeresSomosAgua: Llamada a la acción de la GAGGA en la CSW68

La acción y las soluciones climáticas con justicia de género necesitan urgentemente su apoyo Las mujeres, niñas, personas trans, intersexuales…

See more

Cómo la comunidad quilombola nos recuerda que la lucha contra el racismo ambiental es una lucha por la justicia climática

Resumiendo una larga historia Desde 2007, el río Tatuoca, vital para la comunidad quilombola de Ilha de Mercês en Ipojuca,…

See more

Suscríbete a nuestro boletín

Regístrese y manténgase al día con la lucha colectiva de nuestra red por un mundo de género y medio ambiente justo.