Vamos impulsionar soluções que lutem pela justiça de gênero e climática! Nós Mulheres Somos Água


Ao redor do mundo, iniciativas lideradas por mulheres estão demonstrando como proteger e restaurar um de nossos recursos mais vitais: a água. 

 

Essas iniciativas transformadoras precisam de apoio e recursos gigantescos, ao passo que as falsas soluções climáticas, a privatização dos recursos hídricos, a poluição das indústrias extrativistas e as violações dos direitos humanos devem parar imediatamente. 

 

Narrada pelas próprias mulheres das comunidades afetadas, a Campanha “Nós Mulheres Somos Água” apresenta uma série de vídeos para aumentar a conscientização sobre a ação das mulheres e suas comunidades em todo o mundo para proteger seus ecossistemas contra falsas soluções climáticas que destroem seus territórios, enquanto lideram soluções climáticas e para a água com justiça de gênero.

 

A comunidade indígena Magar no Nepal está enfrentando ameaças a suas terras e recursos devido a um projeto hidrelétrico financiado pelo Banco Asiático de Desenvolvimento, o Banco Europeu de Investimento e a Agência de Cooperação Internacional do Japão. Durante séculos a comunidade tem mantido uma relação simbiótica com a natureza, transmitindo conhecimentos ecológicos tradicionais por gerações, como o plantio de capim-bambu para prevenir a erosão do solo e deslizamentos de terra. 

LEIA AQUI A HISTÓRIA COMPLETA

A comunidade indígena Qom de Santa Rosa no Paraguai está enfrentando a destruição ambiental provocada por uma ONG que está plantando eucalipto, que destrói o ecossistema e sem seu consentimento. A comunidade está tomando medidas, apresentando reclamações, realizando manifestações e conscientizando sobre sua situação, apesar de enfrentar violência física e ameaças. A solução climática com justiça de gênero para garantir a soberania territorial indígena é uma das estratégias mais rentáveis, sustentáveis e equitativas para proteger e restaurar a água e as funções vitais do ecossistema.

LEIA AQUI A HISTÓRIA COMPLETA

 

A comunidade Yaataah no Delta do Níger na Nigéria foi impactada pela extração de combustíveis fósseis por empresas como a Shell e a Nigeria National Petroleum Corporation. As mulheres da comunidade, com a ajuda de uma organização, treinaram 250 mulheres e meninas na restauração de manguezais e na gestão da biodiversidade. O objetivo é restaurar 500.000 mangues por ano e 5 milhões de mangues dentro da próxima década.  –

LEIA AQUI A HISTÓRIA COMPLETA

 

As mulheres da comunidade maia Chor’ti na Guatemala estão enfrentando o deslocamento e a perda do acesso à água devido à expansão das monoculturas de pinhão-manso para a produção de biodiesel. Elas estão usando seus conhecimentos ancestrais para conservar e proteger os recursos hídricos, tomando medidas legais para garantir o direito à terra e responsabilizando as empresas por danos ambientais. Elas construíram reservatórios, diversificaram culturas e plantaram espécies nativas para se adaptarem às secas causadas pelas mudanças climáticas. –

LEIA AQUI A HISTÓRIA COMPLETA

Você sabia que apenas 0,01% do financiamento mundial apoia projetos que tratam tanto do clima quanto dos direitos da mulher? É preciso começar hoje com mais e melhores recursos para soluções para o clima e a água com justiça de gênero. 

 

O que é uma solução para o clima e a água com justiça de gênero?

 

Soluções climáticas e pela água com justiça de gênero* abrangem uma série de atividades que visam enfrentar a crise da água e a mitigação e adaptação à mudança climática, ao mesmo tempo em que apoiam a redistribuição sistêmica do poder, reconhecendo a água como um direito humano e proporcionando oportunidades e acesso para mulheres, meninas e pessoas trans, intersex e não binárias. Em particular, assegurando que as atividades não reforcem as normas de gênero nocivas.  Soluções climáticas e pela água com justiça de gênero estão sendo implementadas por comunidades em todo o mundo e merecem ser plenamente reconhecidas, financiadas, replicadas e ampliadas!

*Desde 2015, o Grupo de Mulheres e Gênero (WGC) do Programa de Prêmios Gender Just Climate Solutions identificou muitos exemplos de soluções climáticas com justiça de gênero – veja o diretório aqui. A GAGGA, através de fundos nacionais e regionais de justiça ambiental e direitos da mulher e ONGs, apóia várias soluções climáticas e para a água com justiça de gênero em todo o mundo.

 

A Aliança Global para Ação Verde e de Gênero exige um compromisso dos governos, bancos e fundos internacionais de desenvolvimento para defender o direito humano à água e investir na liderança das mulheres em soluções de clima e água com justiça de gênero agora! 

 

Ajude a espalhar a palavra. Compartilhe estes vídeos nas mídias sociais.

Entre em contato com Noemi Grutter a n.grutter@fondocentroamericano.org para formas de se envolver.

Twitter: @GAGGA_Alliance #WeWomenAreWater

 

Você também pode encontrar esta declaração de campanha em espanhol, francês e inglês.

Confira o kit de ferramentas de mídia social, disponível em espanhol, francês e inglês.

Clique aqui para acessar o mídia kit

Você pode acompanhar a campanha no Facebook, Instagram e Twitter usando #WeWomenAreWater #NosMulheresSomosAgua #NousFemmesSommeslEau e #LasMujeresSomosAgua.


Related Post

Anamika Dutt's picture with the text, "welcoming Anamika Dutt, GAGGA's PMEL Officer"

Welcoming Anamika Dutt As GAGGA’s Planning, Monitoring, Evaluation & Learning (PMEL) Officer!

Anamika Dutt is a feminist MEL practitioner from India. Anamika believes that stories of change and impact are best heard…

See more

Bringing Local Realities to Board Level: GAGGA and Both ENDS Partners at the GCF B38 in Rwanda

Last week Both ENDS participated in the 38th Board Meeting of the Green Climate Fund in Kigali, Rwanda, together with…

See more

We Women Are Water – Call To Action To Support And Finance Gender Just Climate Action

Gender just climate action and solutions are in urgent need of your support Women, girls, trans, intersex, and non-binary people…

See more

Subscribe to our newsletter

Sign up and keep up to date with our network's collective fight for a gender and environmentally just world.