Relatório | Violência estrutural: o que aprendemos com mulheres e meninas defensoras do meio ambiente

Em função dos seus esforços na defesa de suas terras, territórios e recursos naturais, as mulheres e meninas defensoras do meio ambiente (WGEDs na sigla em inglês)*, em todo o mundo estão enfrentando diversas formas de violência estrutural, que as afeta tanto no plano físico quanto no espiritual. De deslocamento e desapropriação, a assédio e difamação. De violência sexual e doméstica a sequestro e assassinato.
Em 2021, a Global Alliance for Green and Gender Action (GAGGA) ouviu as WGEDs em todo o mundo acerca de sua compreensão e de suas experiências de violência estrutural. Perguntamos às WGEDs o que é violência estrutural, como elas a enfrentam e de que maneira os financiadores poderiam apoiá-las mais adequadamente. Abaixo, listamos o que aprendemos ao ouvir suas vozes.
*Ao usar o termo mulheres e meninas defensoras do meio ambiente (WGEDs), a GAGGA inclui mulheres, meninas, pessoas intersexuais, trans e não-binárias.

#GAGGAatCOP28 Side Event: Links and Resources
Join GAGGA, Fundo Casa Socioambiental, and Non-Timber Forest Products – Exchange Program (NTFP-EP) for a pivotal discussion on ensuring gender just climate policy…

November 2023 Newsletter | GAGGAatCOP28: Advocating for the Voices on the Frontlines
As global leaders converge for UNFCCC COP28, GAGGA brings forth a tapestry of narratives from the very frontlines of climate…

November 2023 Newsletter | GAGGA At COP28: Advocating for the Voices on the Frontlines
As global leaders convene for the much-anticipated COP28, there exists an undeniably urgent necessity: the incorporation of grassroots voices into…
Subscribe to our newsletter
Sign up and keep up to date with our network's collective fight for a gender and environmentally just world.