Relatório | Violência estrutural: o que aprendemos com mulheres e meninas defensoras do meio ambiente


Em função dos seus esforços na defesa de suas terras, territórios e recursos naturais, as mulheres e meninas defensoras do meio ambiente (WGEDs na sigla em inglês)*, em todo o mundo estão enfrentando diversas formas de violência estrutural, que as afeta tanto no plano físico quanto no espiritual. De deslocamento e desapropriação, a assédio e difamação. De violência sexual e doméstica a sequestro e assassinato.

Em 2021, a Global Alliance for Green and Gender Action (GAGGA) ouviu as WGEDs em todo o mundo acerca de sua compreensão e de suas experiências de violência estrutural. Perguntamos às WGEDs o que é violência estrutural, como elas a enfrentam e de que maneira os financiadores poderiam apoiá-las mais adequadamente. Abaixo, listamos o que aprendemos ao ouvir suas vozes.

Leia o relatório

*Ao usar o termo mulheres e meninas defensoras do meio ambiente (WGEDs), a GAGGA inclui mulheres, meninas, pessoas intersexuais, trans e não-binárias.


Related Post

Las mujeres somos agua: llamado a la acción para apoyar y financiar una acción climática con justicia de género

La acción y las soluciones climáticas con justicia de género necesitan urgentemente su apoyo Las mujeres, niñas, personas trans, intersexuales…

See more

#LasMujeresSomosAgua: Llamada a la acción de la GAGGA en la CSW68

La acción y las soluciones climáticas con justicia de género necesitan urgentemente su apoyo Las mujeres, niñas, personas trans, intersexuales…

See more

Cómo la comunidad quilombola nos recuerda que la lucha contra el racismo ambiental es una lucha por la justicia climática

Resumiendo una larga historia Desde 2007, el río Tatuoca, vital para la comunidad quilombola de Ilha de Mercês en Ipojuca,…

See more

Suscríbete a nuestro boletín

Regístrese y manténgase al día con la lucha colectiva de nuestra red por un mundo de género y medio ambiente justo.