Restauração de manguezais para combater as consequências da extração de combustíveis fósseis – Nigeria


Cresci no Delta do Níger, na Nigéria, como membro da comunidade indígena de agricultores e pescadores de Yaataah. Durante décadas, nossas famílias viveram em contato constante com os cursos d’água. Minhas avós confiavam nelas para coletar nossos alimentos e para fazer cerâmica para sustentar nossa família. Infelizmente, as coisas mudaram. Desde o início das operações de extração de combustíveis fósseis pela Shell e a Nigeria National Petroleum Corporation, a água da qual dependemos há muito tempo está agora excessivamente contaminada. E não é apenas a água, o impacto da extração de combustíveis fósseis também leva à chuva ácida, altas temperaturas, solo mais seco, chuvas atrasadas e destruição dos habitats marinhos. 

Nós – as mulheres de nossa comunidade – decidimos tomar o assunto em nossas próprias mãos. Com a organização de direitos de gênero e ambientais, o Centro de Desenvolvimento Comunitário Lokiaka, treinamos 250 mulheres e meninas em restauração de manguezais e gestão da biodiversidade. 

Os manguezais constituem um ecossistema crucial e diversificado. Sua conservação é fundamental para enfrentar a crise climática. Armazenam até quatro vezes mais carbono do que as florestas tropicais tradicionais, seus densos sistemas radiculares servem como proteção costeira contra enchentes e tempestades, evitam a erosão e mantêm a qualidade e a clareza da água. Nossa visão é a seguinte: restaurar 500.000 mangues por ano e 5 milhões de mangues dentro da próxima década. Já vimos nosso trabalho dar frutos: mariscos, como caranguejos, lagostas e camarões, tudo parte de nossa dieta básica, voltaram ao habitat vital dos manguezais. Recuperamos a esperança.

Este é nosso chamado: Os recursos devem ser desviados da extração de combustíveis fósseis. Isso está poluindo nossas águas e nos levando ainda mais para a crise climática. Pedimos a nossos governos, bancos e empresas que nos escutem: Esforços e recursos devem ser direcionados para as verdadeiras soluções climáticas com justiça de gênero que nós, mulheres e meninas, estamos implementando no Delta do Níger. O trabalho que estamos fazendo, restaurando o habitat dos manguezais, é uma solução real e justa para a mudança climática.

O Centro de Desenvolvimento Comunitário Lokiaka vem realizando campanhas dirigidas à Shell e ao governo nigeriano para fornecer água potável nas comunidades, e está pressionando esses atores a limpar, remediar e restaurar o ambiente de Ogoni. Você pode acompanhar o trabalho delas aqui e aprender mais nos seguintes links:


Related Post

Anamika Dutt's picture with the text, "welcoming Anamika Dutt, GAGGA's PMEL Officer"

Welcoming Anamika Dutt As GAGGA’s Planning, Monitoring, Evaluation & Learning (PMEL) Officer!

Anamika Dutt is a feminist MEL practitioner from India. Anamika believes that stories of change and impact are best heard…

See more

Bringing Local Realities to Board Level: GAGGA and Both ENDS Partners at the GCF B38 in Rwanda

Last week Both ENDS participated in the 38th Board Meeting of the Green Climate Fund in Kigali, Rwanda, together with…

See more

We Women Are Water – Call To Action To Support And Finance Gender Just Climate Action

Gender just climate action and solutions are in urgent need of your support Women, girls, trans, intersex, and non-binary people…

See more

Subscribe to our newsletter

Sign up and keep up to date with our network's collective fight for a gender and environmentally just world.