Restauração de manguezais para combater as consequências da extração de combustíveis fósseis – Nigeria


Cresci no Delta do Níger, na Nigéria, como membro da comunidade indígena de agricultores e pescadores de Yaataah. Durante décadas, nossas famílias viveram em contato constante com os cursos d’água. Minhas avós confiavam nelas para coletar nossos alimentos e para fazer cerâmica para sustentar nossa família. Infelizmente, as coisas mudaram. Desde o início das operações de extração de combustíveis fósseis pela Shell e a Nigeria National Petroleum Corporation, a água da qual dependemos há muito tempo está agora excessivamente contaminada. E não é apenas a água, o impacto da extração de combustíveis fósseis também leva à chuva ácida, altas temperaturas, solo mais seco, chuvas atrasadas e destruição dos habitats marinhos. 

Nós – as mulheres de nossa comunidade – decidimos tomar o assunto em nossas próprias mãos. Com a organização de direitos de gênero e ambientais, o Centro de Desenvolvimento Comunitário Lokiaka, treinamos 250 mulheres e meninas em restauração de manguezais e gestão da biodiversidade. 

Os manguezais constituem um ecossistema crucial e diversificado. Sua conservação é fundamental para enfrentar a crise climática. Armazenam até quatro vezes mais carbono do que as florestas tropicais tradicionais, seus densos sistemas radiculares servem como proteção costeira contra enchentes e tempestades, evitam a erosão e mantêm a qualidade e a clareza da água. Nossa visão é a seguinte: restaurar 500.000 mangues por ano e 5 milhões de mangues dentro da próxima década. Já vimos nosso trabalho dar frutos: mariscos, como caranguejos, lagostas e camarões, tudo parte de nossa dieta básica, voltaram ao habitat vital dos manguezais. Recuperamos a esperança.

Este é nosso chamado: Os recursos devem ser desviados da extração de combustíveis fósseis. Isso está poluindo nossas águas e nos levando ainda mais para a crise climática. Pedimos a nossos governos, bancos e empresas que nos escutem: Esforços e recursos devem ser direcionados para as verdadeiras soluções climáticas com justiça de gênero que nós, mulheres e meninas, estamos implementando no Delta do Níger. O trabalho que estamos fazendo, restaurando o habitat dos manguezais, é uma solução real e justa para a mudança climática.

O Centro de Desenvolvimento Comunitário Lokiaka vem realizando campanhas dirigidas à Shell e ao governo nigeriano para fornecer água potável nas comunidades, e está pressionando esses atores a limpar, remediar e restaurar o ambiente de Ogoni. Você pode acompanhar o trabalho delas aqui e aprender mais nos seguintes links:


Related Post

#GAGGAatCOP28 Side Event: Links and Resources

Join GAGGA, Fundo Casa Socioambiental, and Non-Timber Forest Products – Exchange Program (NTFP-EP) for a pivotal discussion on ensuring gender just climate policy…

See more

November 2023 Newsletter | GAGGAatCOP28: Advocating for the Voices on the Frontlines

As global leaders converge for UNFCCC COP28, GAGGA brings forth a tapestry of narratives from the very frontlines of climate…

See more

November 2023 Newsletter | GAGGA At COP28: Advocating for the Voices on the Frontlines

As global leaders convene for the much-anticipated COP28, there exists an undeniably urgent necessity: the incorporation of grassroots voices into…

See more

Subscribe to our newsletter

Sign up and keep up to date with our network's collective fight for a gender and environmentally just world.